O ENEAGRAMA

A origem

Antes de falar do Eneagrama de personalidades, é importante compreender a sua origem. Embora se diga que esta ferramenta remonte ao ano 2.500 A.C., só em 1910 é que se encontram os primeiros registros desta ferramenta, através do filósofo George Ivanovich Gurdjieff. Aqui ainda era visto como algo esotérico, pertencente ao senso comum. Só mais tarde, na década de 70 no Chile, Oscar Ichazo da escola Arica, começou a usar o símbolo do Eneagrama para representar nove personalidades, com características e motivações próprias.. Contudo, foi o psiquiatra Claudio Naranjo quem trouxe o conhecimento da psicologia e da psiquiatria ao Eneagrama, levando esta ferramenta para o campo do conhecimento científico.

O ENEAGRAMA

O Eneagrama hoje

Atualmente, o Eneagrama é usado em várias áreas que estudam o autoconhecimento e estudado nas mais importantes universidades de todo o mundo. Além da vertente pessoal, é também usada profissionalmente. Empresas como a NASA, a VISA, a Apple ou a Coca-Cola (entre muitas outras) usam-no com frequência, em equipas de alta performance.

O SIMBOLO

A Composição do Eneagrama

O Eneagrama é Composto por um círculo, um triângulo e uma hexade, que criam nove pontos. Cada ponto corresponde a uma personalidade – daí Eneagrama de personalidades. Graças ao Eneagrama é possível entender a motivação principal de cada um, lendo e interpretando de forma profunda a personalidade de cada um.

O SIMBOLO

Personalidades do Eneagrama

Add to cart